9: A curta animação que inspirou o filme com o mesmo nome em 2009

0

O realizador Shane Acker lança uma curta de animação chamada 9 no ano de 2005, sobre uma boneca de pano que tentava sobreviver a um mundo pós-apocalíptico. Com uma mente visionária, Shane Acker, ainda como estudante da Universidade da Califórnia, faz um trabalho muito bonito, cheio de imagens deslumbrantes e de criaturas assustadoras.

Tim Burton vê o filme e fica tão impressionado que se baseia nele para produzir uma longa-metragem, convidando Shane Acker para a realizar. 9 transforma-se deste modo num dos trabalhos cinematográficos de um estudante a ser mais aclamado, permitindo ao criador  o direito de o adaptar para o grande ecrã do cinema. A curta-metragem 9 excede todas as expectativas de um trabalho académico. O desenho dos personagens, com os seus olhos arregalados e corpo de pano é uma imagem inocente e atraente. O monstro, horrível, mas ao mesmo tempo parecido com uma espécie de cão, pode ser visto por uma criança sem que venha a ter pesadelos com o personagem.

A personagem principal é um boneco de pano que parece ser o único sobrevivente  da sua espécie num mundo pós apocalíptico. Quem persegue “9” é um monstro mecânico que suga as almas de bonecos, aparentemente guiado por um talismã nas suas garras. “9” então tenta encontrar ajuda com o seu mentor “5” , um boneco de pano que tem apenas um olho.

No ano seguinte à estreia, esta filme é nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem de animação. Acaba por não ganhar mas o feito de estar na lista de nomeações é por si só de relevo.

Veja o filme e divirta-se.

Projeto uma curta por dia.

Share.

Leave A Reply