Capitão Falcão – O super herói fascista português

0

O filme Capitão Falcão é uma sátira sobre os tempos da ditadura de António Salazar. O protagonista é o super herói ultra-patriótico Capitão Falcão que recebe ordens diretas do ditador português na luta fascista contra o comunismo. É uma obra realizada e escrita por João Leitão e tem o ator Gonçalo Waddington no papel de Capitão Falcão, David Chan Cordeiro como o seu ajudante Puto Perdiz e José Pinto como o ditador português António Salazar.

A equipa apresentou o filme na Comic Con Portugal e divulgou a data de 25 de abril de 2015 como provável para a estreia. O Capitão Falcão  foi descrito pelo realizador como o filme deliberadamente e profundamente mais ofensivo em Portugal, não pelas suas palavras, mas apenas pela sua existência. A ante estreia chegou mesmo a provocar queixas, de pessoas de ideologia política de direita e de esquerda .

Capitão Falcão

Apresentação de Capitão Falcão na Comic Con Portugal

Baseado no estilo de Adam West no papel de super heroi da série Batman na ABS, mas mais ao estilo de um film noir, retrata os personagens principais num mundo cínico, antipático e humorista. A inspiração vem dos anos 60 portugueses e apresenta-nos o primeiro super heroi fascista português que goza com o povo dessa geração. O seu super poder, porque todos os super herois o têm, é ser demasiado estúpido para que possa ser derrotado. Não será de certeza o herói que queremos mas o herói que merecemos.

A ideia do Capitão Falcão era transformar-se numa séria para a televisão em 2011. João Leitão afirmou na Comic Con que chegaram a ser escritos oito episódios mas que, apesar da RTP nunca negar a intenção de transmitir a série, nunca a apoiou verdadeiramente. Assim, o filme surge de uma série que deveria existir ser mas que nunca o foi. A anulação da série e o constante adiamento da estreia do filme criaram um movimento na internet que segue todas as novidades e espera pacientemente por novidades, criando a todos os momentos tributos à obra e ao Capitão Falcão.

 Imagens publicadas no facebook do Capitão Falcão

Após o visionamento do episódio piloto da série e do trailer do filme, parece que nos espera uma obra repleta de lutas entre o Capitão e os seus inimigos. Existirão cenas de lutas com cerca de cinco minutos, repletos de efeitos especiais e movimentos sofisticados de artes marciais. Os atores ensaiaram durante meses todos os movimentos, com o apoio do especialista em duplos de cinema David Chan.

João Leitão, que dedicou os últimos cinco anos ao filme, espera que este seja um enorme sucesso, que as pessoas não o associem à série que nunca chegou a existir e que se divirtam com o Capitão Falcão. Confirmou o objetivo transformar a saga deste heroi numa trilogia e apontou como números mínimos para que isso aconteça a existência de 90 mil espectadores nas salas de cinema. Nós, do que já conhecemos do filme, esperamos que esses números sejam alcançados.

Neste momento o filme encontra-se concluído, já terminou a fase de pós produção e espera-se apenas pela conclusão da banda sonora, a cargo de uma orquestra europeia de 60 músicos e de aproximadamente 70 minutos de duração.

Fiquem com o trailer de Capitão Falcão.

 

Share.

Leave A Reply