Destino de Salvador Dali e Walt Disney

1

Há 57 anos atrás Salvador Dali e Walt Disney começaram a trabalhar numa curta de animação. Dali e Disney admiravam ambos o trabalho do outro e quando se encontram durante um almoço em 1945, têm uma conversa que os inspira na ideia de colaborarem numa obra cinematográfica. Contudo, a ideia e o filme foi abandonado em 1946, devido aos problemas financeiros causados pela segunda guerra mundial.

Apesar do desenvolvimento do filme de animação ter sido abandonado, as pinturas, os guiões e os esboços criados por Dali foram guardados e preservados até que, entre 2001 e 2003, o trabalho neste projecto recomeçou e foi concluído, para ser exibido no festival francês de cinema de animação de Annecy, ganhando desde então seis prémios em festivais de cinema e uma nomeação para os Óscars.

Destino é uma animação de 6:40 minutos, baseada numa balada mexicana de nome “Destino” sobre o tema do desejo, imaginação e luta. Usando uma combinação perfeita de efeitos especiais e de desenhos tradicionais, os criadores da Disney criaram algo com uma beleza desconcertante e com uma maturidade ímpar. Nesta história, podemos observar a mais pura beleza estética e um grande ensaio sobre a condição humana.

Destino deslumbra-nos com as suas imagens e acrescenta uma nova dimensão às obras de Dali, com uma história digna de se contar e recontar.

Projeto uma curta por dia.

8.0 Excelente
  • Crítica 8
  • User Ratings (1 Votes) 9.8
Share.

1 comentário

  1. Odete Martins Barbosa on

    Estive na exposição Dalí no Instituto Tomie Ohtake e vi o filme Destino, simplesmente adorei, pesquisei na internet e achei esta pagina maravilhosa, parabéns a todos,

Leave A Reply