Hayao Miyazaki desenha o último frame da sua carreira

0

Hayao Miyazaki afirma que desta é de vez e que chegou a hora de se reformar do trabalho em animação.

O próximo vídeo, que integra o documentário de The Kingdom of Dreams and Madness, mostra o mestre da animação Japonês a realizar o último desenho do último filme da sua carreira, para a animação The Wind Rise. Foi precisamente durante as filmagens deste documentário que Miyazaki se decidiu a deixar o trabalho de desenhador e aposentar-se do cinema. The Kingdom of Dreams and Madness saiu no dia 9 de dezembro nos EUA em várias plataformas digitais, como o iTunes, Amazon, Google Play, etc.

Quando se estreou no Festival de Cinema de Veneza em agosto de 2013, The Wind Rises foi acompanhado pelo anúncio de que seria o último filme do diretor Hayao Miyazaki, o que faz parecer que a notícia não é nova. Mas a reforma foi negada pelo próprio Miyazaki nessa altura e todos pensavam que teria sido um falso abandono. Agora, após a confirmação no documentário, a saída parece mais real e, se este é realmente o seu último filme, vai ser uma perda monumental para o cinema.

Hayao Miyazaki nasceu em  janeiro de 1941. Na sua carreira, já com mais de cinco décadas, alcançou reconhecimento internacional como criador de filmes de anime e, juntamente com Isao Takahata, co-fundou os estúdios Ghibli, dedicados ao cinema e à animação anime. Começa na década de 60 com desenhos para filmes de baixo nível para crianças, mas devido à alta qualidade das suas animações e às suas mensagens positivas, vai alcançando o sucesso até que, já dentro dos estúdios Ghibli, faz um acordo com a Disney para a distribuição de filmes nos Estados Unidos da América, com o uso à dobragem em inglês utilizando grandes atores americanos. Em 1997 surpreende tudo e todos com o lançamento de uma importante obra da sua carreira A Princesa Mononoke. Em 2001, o público mais uma vez encontrou Miyazaki na sua melhor forma, com um conto de uma jovem em busca de um caminho de volta para a realidade, depois de entrar num universo paralelo misterioso, durante a visita a um parque de diversões abandonado. Era a vez de  A Viagem de Chihiro fazer sucesso, chegando mesmo a ganhar o Óscar na categoria de melhor animação.

Miyazaki 4
Miyazaki 3
Miyazaki 2
Miyazaki 1

Exemplos de animações de Hayao Miyazaki

Miyazaki combina como ninguém os personagens com o ambiente, gosta de criar heroínas femininas e temos que adorar o modo como constrói ainda hoje tudo através das suas mãos. Podemos observar no documentário que as secretárias utilizadas pelos animadores não têm um computador e vemos nelas apenas alguns desenhadores e papeis. Se for real este abandono, é uma grande perda para o mundo da animação e será grande o legado que  Miyazaki deixa através da sua obra.

 

Hayao Miyazaki

Nascimento: 5 de janeiro de 1941
Filmes principais em que participou (Direção e outros):
Lupin III
Yuki’s Sun
Future Boy Conan
O Castelo de Cagliostro
Sherlock Hound
Nausicaä do Vale do Vento
Laputa: O Castelo no Céu
Meu Vizinho Totoro
O Serviço de Entregas de Kiki
Porco Rosso
Princesa Mononoke
A Viagem de Chihiro
O Castelo Animado
Ponyo

Share.

Leave A Reply