L’homme sans ombre

0

L’homme sans ombre (O homem sem sombra) é uma curta-metragem premiada do realizador francês Georges Schwizgebel. Entre as várias nomeações que conseguiu, destaca-se o prémio de melhor curta-metragem no festival de Cannes de 2004.

Os filmes de Georges Schwizgebel possuem um estilo verdadeiramente único e não têm muitas semelhanças com o que estamos habituados a ver noutras animações. L’homme sans ombre parece ser construído por pinturas de vidro em movimento, que se movem em perfeita harmonia com a banda sonora. Em vez das narrativas habituais, ou de um desenho comercial, assistimos ao uso da técnica de desenho impressionista, como se o realizador pretendesse levar-nos através de galeria de arte em movimento.

L’homme sans ombre mostra-nos um homem solitário, sem sombra, que se levanta da sua mesa de trabalho, veste o chapéu, sai do seu apartamento, e deambula pelo mundo, como que a compensar a sua perda. Parece-nos um homem que vendeu a sua alma (ou sombra), mas, em seguida, tenta que ela volte. Será que ele encontra a sua sombra? Veja a resposta…

 

Projeto uma curta por dia.

Share.

Leave A Reply