Morreu António Rocha, o Rocha de Duarte & C.a

0

Duarte & C.ª era uma comédia de detetives de baixo orçamento, que passou nas televisões portuguesas durante os anos 80. Apesar da falta de recursos, a qualidade da representação tornou-a um enorme sucesso e não deve existir ninguém com mais de trinta anos no país que não a tenha visto.  Todos nos lembramos dos personagens e dos seus estereótipos engraçados! A sua maior imagem de marca era o comportamento e discurso dos bons no seu engraçado carro vermelho e dos maus com o seu grupo de capangas.

Duarte & C.ª seguia as desventuras de uma pequena agência de detetives em Lisboa. O Intrépido Duarte era o detetive principal, Tó o seu seu ajudante e a Joaninha, a temível secretária, que com um soco colocava em KO qualquer bandido. Esta equipa destemida tentava resolver os casos mais estranhos com a ajuda de um automóvel  Citroen 2CV vermelho. Os principais vilões incluíam Lúcio Ferreira (Lúcifer), com ambições de pertencer desesperadamente a um grupo mafioso e o maníaco Átila, com a sua risada característica e única.

Como não existem vilões sem capangas, também Lúcifer tinha os seus. Um dos seus ajudantes era um chinês, que afinal era japonês e relembrava constantemente a todos do erro. O outro era o grande e feio Rocha, que além de mau ainda era cozinheiro.

António Rocha

António Rocha

É por causa do Rocha que falamos hoje desta série. A personagem era interpretada por António Rocha, o ator e produtor que faleceu ontem aos 70 anos. Apesar da sua notoriedade vir sobretudo de Duarte e Compania, também são conhecidas as suas participações em Verão Quente (1993), Cinzas (1992) e Na Paz dos Anjos (1994). Como produtor participou em inúmeras séries de televisão, como por exemplo Vila Faia (1982), Na Paz dos Anjos (1994) e Reformado e Mal Pago (1997). A última vez que apareceu na televisão foi em 2011, na série da RTP Viver é Fácil.

 A vida de António Rocha não se resume a  Duarte & C.ª, mas todo o bom português conhece a série e jamais a esquecerá. Por isso, o homem António Rocha e o vilão Rocha ficarão nas nossas recordações para sempre. Que descanse em paz.  O seu corpo repousa na Igreja de Queluz e o funeral vai realiza-se hoje às 9 horas.

Para recordar…

Uma das melhores cenas de sempre feita em portugal:

O gang do Átila está à mesa:
Átila: Ó Rocha, mas isto não tem nada que comer, pa!
Rocha: Eu pedi ao homem do talho uns ossinhos para o cão… Se calhar o Padrinho queria bifinhos do lombo?
(…)
Átila: Recuso-me terminantemente a roer o osso.
Rocha: Roa Padrinho, Roa… Antes que arrefeça!

 

Share.

Leave A Reply