Qual o motivo de criar Teasers para os Trailers?

0

Sem sombra de dúvida que a tendência moderna mais estranha no cinema é a existência de teasers para trailers. É como uma tentativa de promover a promoção.

Os teasers funcionam através de campanhas de marketing de alguns segundos, onde só nos é permitido ver pequenos pormenores, sem grande sentido, de um filmes. São muitos os exemplos exagerados desta nova tendência nos últimos tempos. Desde um teaser da HBO para a temporada 5 de Game of Thrones, com poucos segundos, que nos permite vislumbrar apenas algumas fotografias, até aos poucos segundos do teaser para o filme Ant-Man. que surge em duas versões, uma para formigas e outra para homens adultos.

 Teaser Vs Trailer

O trailer de um filme apresenta cenas escolhidas de um filme, com frases sobrepostas às cenas, ditas pelas próprias personagens ou por um narrador. Têm a intenção de nos levar a assistir ao filme. Os trailers atingiram um grau de maturidade elevado e já começam a ser consideradas obras completas, com se tratassem eles próprios de filmes. Por exemplo, o próximo trailer de Game of Thrones terá direito à exibição em exclusivo nas salas de cinema.

Como os trailers atingiram um grau de sofisticação elevado, criando a sua própria indústria, surgiu a necessidade de criar trailers para os próprios trailers. Por isso, surgiram os teasers. Estes, em contrapartida, são curtíssimos e funcionam mais como propaganda, para despertar o interesse do público para uma determinada produção. Em termos de conteúdo, não pretendem revelar muito e, por isso, são menores e contêm poucas cenas.

Em alguns casos o teaser pretende manter o público entretido, sem que este se esqueça de um filme, quando falta ainda muito tempo para este chegar. Também acontece frequentemente existir um teaser mesmo muito antes de um filme estar concluído. Por muito irritantes que possam parecer, temos que dizer que adoramos ser entretidos com eles. Como bónus, fiquem com a nossa escolha dos 5 melhores teasers de todos os tempos.

Os 5 melhores teasers de todos os tempos

#5 The Blair Witch Project (1999)

Quem não se lembra de The Blair Witch Project? O Teaser original vendia o filme baseado numa mentira: a premissa de que isto era uma história real e um documentário verdadeiro, onde as coisas correram muito mal. Foi um dos primeiros teaser para um trailer a utilizar a Internet como uma campanha de marketing viral. Foi sem dúvida o responsável pelo sucesso do filme.

#4 Dia da Independência (1996)

Este Teaser serviu de campanha publicitária durante a final do Super Bowl desse ano e foi a publicidade que todos falavam nos dias seguintes. O realismo dos efeitos visuais era algo que nunca tinha sido visto e a imagem da Casa Branca a ser destruída foi demolidora.

# 3 A Rede Social (2010)

Este é um daqueles teasers que provavelmente vais gostar mais depois de ver o filme. Ainda que não o pareça, em pouco mais de um minuto conta a história toda do filme no formato de mensagens do Facebook e termina com o melhor diálogo de todo o filme.

#2 A Origem (2010)

Este Teaser de um minuto é praticamente apenas visual, uma montagem altamente emocionante e alucinante de sequências. Também é notável o crescer de suspense induzido com a banda sonora utilizada.

 #1 Up – Altamente (2009)

Simples e eficaz. Depois de ver, faz-nos  ficar com vontade de ver mais.  Um dos poucos teasers na história do cinema que nos obriga a fazer a pergunta “Mas o que é isto?”. É o exemplo perfeito da utilização e finalidade destes pequenos filmes.

 

Share.

Leave A Reply