Rabbit and Deer de Péter Vácz

0

Depois de uma animação realizada por um estudante, temos um projeto de graduação. Rabbit and Deer é uma curta-metragem de animação que nos chega da Hungria, pela mão do realizador Péter Vácz,. Já foi vista em mais de 300 festivais por 63 países e ganhou cerca de 120 prémios.

Rabbit and Deer é um filme que combina muito bem diferentes tópicos e facetas. Começa com uma montagem rápida sobre a amizade, companheirismo e brincadeira entre um coelho e um cervo. O filme coloca-nos um sorriso no rosto com o design simples em duas dimensões que relata a interação entre o casal. Um dia, o cervo observa um objeto estranho numa televisão, é um objeto que parece ter profundidade. Desta maneira entra no filme a técnica de animação 3D. Esta terceira dimensão assombra-o, a sua frustração aumenta, aumentando também muito rapidamente o conflito entre os dois amigos. É então que um dia, algo acontece…

Mesmo se não soubéssemos que é um filme de estudantes, já ficaríamos impressionados. A ideia base utilizada em Rabbit and Deer foi muito bem construída e diverte-nos bastante. Tanto as animações como a interação entre os personagens parece real e não forçada, como vemos em alguns filmes. Apesar assistirmos a um filme de animação, sentimos as emoções e as lutas entre o coelho e o cervo, simpatizando ao mesmo tempo com eles.

Rabbit and Deer 2

As animações construídas por Péter Vácz através da técnica stop-motion em 2D são fantásticas. As partes de Rabbit and Deer gravadas deste modo são muito agradáveis e suaves. Os elementos movem-se muito bem, com a fluidez que se espera numa animação deste tipo. A introdução do 3D é também muito bem feita. A transição entre estas duas técnicas de animação foi construída de um modo muito interessante e é impressionante como esses dois mundos existem lado a lado, ao mesmo tempo que interagem na perfeição. É um filme visualmente muito inteligente, criativo e bonito.

Veja com os seus próprios olhos…

Projeto uma curta por dia.

Share.

Leave A Reply