Terminator: Genisys

0

O franchise Terminator está prestes a fazer 30 anos e engloba uma série de filmes que representam a batalha entre as máquinas da rede de inteligência artificial Skynet e as forças de Resistência da raça humana, lideradas por John Connor. No primeiro filme, a Skynet é representada como um sistema de computadores da defesa Americana que se torna consciente e entende que a raça humana é uma ameaça que deve eliminar. O sistema constrói um arsenal militar baseado em máquinas, onde se incluem os Exterminadores, cyborgs  robotizados com forma humana. Alguns desses exterminadores são lançados através de uma máquina do tempo para diferentes fases da vida do líder da resistência humana, John Connor, com o objectivo de o eliminar na juventude.

O primeiro filme da série, Terminator – Exterminador Implacável (1984) é dirigido pelo criador da série e dos livros de ficção científica, James Cameron. Neste filme, surge como personagem principal o ator Arnold Schwarzenegger, encarnando o exterminador enviado para o passado, no que muitos dizem ter sido o papel mais notável de toda sua carreira artística e que celebrizou uma das frases mais icónicas do cinema, o “I’ll be back”. Linda Hamilton e Michael Biehn são os personagem que encarnam as personagens humanas de Sarah Connor e Kyle Reese na luta contra o exterminador.

Em Exterminador Implacável, ocyborg é enviado para o ano de 1984, antes do nascimento de John Connor, com o objectivo de matar sua mãe, Sarah Connor, ao mesmo tempo que a resistência humana envia o humano Kyle Reese para a defender. Em Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento, a SkyNet envia um androide mais avançado para matar John Connor na sua juventude, ao mesmo tempo que os humanos enviam um exterminador semelhante ao do primeiro filme, que entretanto teria sido capturado e reprogramado para proteger John. Na terceira parte, O Exterminador Implacável 3: A Ascensão das Máquinas, John Connor vive como um nómada, depois da ameaça da Skynet ter sido aniquilada, mas uma exterminadora chega do futuro para matar os colaboradores de John ao mesmo tempo que a resistência envia um exterminador para a deter. Neste filme o papel de Exterminador ainda é feito por Schwarzenegger. O quarto filme da série, Exterminador Implacável: A Salvação, passa-se a partir do ano de 2003 e mostra-nos a activação dos sistemas da Skynet e a liderança do ataque da Resistência por John Connor (Christian Bale).

Assim, em 2005 chegará a quinta edição da série, dirigida por Alan Taylor e com um Arnold Schwarzenegger de 67 anos a interpretar um cyborg de um modelo que envelheceu exteriormente. A actriz de Emilia Clarke de Game of Thrones interpreta Sarah Connor, Jason Clarke (de O Planeta dos Macacos) o papel de um John Connor adulto e Jai Courtney (Die Hard e Divergente) representa o papel de Kyle Reese, pai de John’s  e o protector de Sarah. Apesar de não existirem muitas informações acerca deste filme, tem sido noticiado que este será o início de uma trilogia separada da série inicial, que será gravada de nove em nove meses.

É muito provável que a nova trilogia ocorra numa linha temporal alternativa, separada da anterior. Espera-se então que este filme não se amarre à continuidade dos originais, excepto pelo facto de ter um rosto familiar, Schwarzenegger. É incontornável a ideia de que que sem ele, este seria um filme totalmente diferente. A sua presença poderá manter a sensação da qualidade dos filmes anteriores ao mesmo tempo que fará os fãs manterem-se fieis à saga. Contudo, será interessante observar até que ponto a sua idade aliada à fórmula já testada de “o Exterminador do ano X volta no tempo para matar Y” se aguentará. Teremos de esperar pela primavera de 2015 para analisar o modo como o realizador irá trabalhar estes conceitos a verificar se este será um filme que nos marcará de modo semelhante aos primeiros, ou se será apenas um modo de rentabilizar o franchise, sem o objectivo de fazer novamente a história cinematográfica.

Share.

Leave A Reply