Tsumiki no ie – Uma Curta-Metragem maravilhosa sobre a vida e solidão

0

A curta-Metragem Tsumiki no ie, ou The House of Small Cubes, do realizador Japonês Kunio Kato, é uma visão maravilhosa sobre a vida e a solidão. O filme conta-nos a história de um homem idoso que vive sozinho numa cidade a ser lentamente submersa. A sua reação para a subida das águas é construir continuamente sobre a sua terra, com a colocação de novos andares para impedir a entrada da água.

O filme Tsumiki no ie respira nostalgia. É uma metáfora ampliada, sobre a obra de uma vida, como todas as coisas vão sendo levadas lentamente ao longo do tempo, sobre a memória, as suas lembranças, a vida e a perda. Tudo isto muito habilmente manipulado.

tsumiki_no_ie_-_la_maison_en_petits_cubes

Um dia, o velho homem deixa cair acidentalmente o seu cachimbo favorito para uma zona já inundada da casa e decide procurá-lo com um equipamento de mergulho. À medida que vai descendo, de divisão em divisão, memórias do passado passam em frente dos seus olhos. O mergulho torna-o consciente de todas as memórias da sua vida, mas também, como todos sabemos, são momentos que já foram. As recordações são como viver dentro de água, podemos submergir por um momento e espreitar para ver o que está lá, mas não podemos fazer mais nada, teremos que voltar sempre à superfície.

Assistir a esta curta-metragem deixa-nos com uma sensação de calor, serenidade e felicidade. Temos que ficar satisfeitos por saber que ainda existem seres humanos capazes de criar obras assim neste mundo. The House of Small Cubes foi um tremendo sucesso em todos os festivais por onde passou e, entre os vários prémios, conseguiu o grande feito de suplantar a obra favorita Presto da Pixar e arrecadar o Óscar para melhor curta-metragem de animação no ano de 2009.

Os seus 12 minutos de duração estão disponíveis no Youtube. Veja Tsumiki no ie.

Share.

Leave A Reply