UEFA assinala o 100º aniversário da trégua de Natal na Primeira Guerra Mundial

0

A UEFA assinala o 100º aniversário da trégua de Natal na Primeira Guerra Mundial.

Há um século atrás, no dia de Natal, os inimigos alemães e britânicos deixaram as suas trincheiras de guerra e dirigiram-se mutuamente para uma terra de ninguém. Estas tréguas não oficiais param a batalha entre os dois países e, de repente, os soldados que eram inimigos juntavam-se num clima de paz . Uma enorme multidão juntou-se, partilhavam-se histórias e cantavam-se canções de Natal. As testemunhas dizem que um soldado apareceu com uma bola de futebol e rapidamente se fizeram equipas para um jogo na lama congelada.

O pequeno documentário produzido pela UEFA junta grandes nomes do futebol, incluindo o presidente da UEFA,  Michel Platini, a lenda do Manchester United, Sir Bobby Charlton, o Francês Didier Deschamps e o Alemão do Bayern de Munique, Didier Deschamps. Aparece também no documentário o jogador Inglês Wayne Rooney, o internacional Francês Hugo Lloris, assim como os Alemães Bastian Schweinsteiger e Philipp Lahm.

Uma agência criativa inglesa e especialistas em escultura foram convidados pela UEFA para produzir um memorial comemorativo destes acontecimentos, que ocorreram há 100 anos, entre as cidades de Ypres e Lille na Belgica. A aparência da escultura reflete o ambiente que rodeou o evento e é feita de ferro enferrujado, por cima de uma plataforma de pedra. Pretende transmitir sentimentos de esperança e inspiração, enquanto ao lado surgem várias reproduções de alemães e britânicos nas trincheiras.

 Veja o vídeo: UEFA marks 100th anniversary of World War One truce

“The war will be over by Christmas. It’s what we all hoped for. Well, it isn’t over.” – Palavras escritas por um soldado Inglês no início da Primeira Guerra Mundial

Share.

Leave A Reply