Wanderers, uma curta-metragem de Erik Wernquist

0

Wanderers é uma curta-metragem de Erik Wernquist, que conta com a participação de Carl Sagan, talvez o mais conhecido e conceituado astrónomo, popular por surgir frequentemente em jornais, revistas, programas de televisão e pela premiada série Cosmos.

Nesta pequena animação Carl Sagan leva-nos por uma viagem que nos permite assistir à visão mais incrível e inspiradora do futuro. Wanderers é uma visão da expansão da humanidade no Sistema Solar, baseada em ideias e conceitos de que o nosso futuro no espaço se pode parecer com as imagens que temos atualmente do espaço. Os locais retratados no filme são recriações digitais dos locais reais no Sistema Solar, construídas a partir de imagens e dados obtidos pela NASA.

Sem qualquer enredo aparente, a história pode ser preenchida por nós mesmos. A ideia do filme é principalmente mostrar um vislumbre da natureza fantástica e bela que nos rodeia nos nossos mundos vizinhos e, acima de tudo, como nos pode parecer o espaço se estivéssemos lá.

Começamos a viagem por uma montagem que mostra um grupo de nómadas a atravessar um vale no Médio Oriente, após o pôr-do-sol e por volta do ano de 10.000. Passamos para uma visualização de uma fotografia da terra obtida da Estação Espacial Internacional, com a adição de naves a percorrer o cenário. Continuamos a viagem por Júpiter com as fotografias da missão Voyager 1 da NASA e Saturno com as imagens da sonda Cassini. O planeta Marte é-nos apresentado com o auxílio do simulador Celestia, onde vislumbramos as crateras, um pôr-do-sol marciano e as suas luas.

A viagem prossegue e chega a um dos momentos mais espetaculares. Somos levados para um asteróide ficcionado com uma atmosfera pressurizada onde é possível respirar. Apesar deste asteróide não existir parece-nos muito semelhante às fotografias que recentemente recebemos da missão Rosetta/Phila ao cometa 67P. Passamos a seguir para Júpiter, Saturno e Úrano, sem esquecer muitas das suas luas.

Para terminar, resta dizer que esta é uma visão muito bonita do que poderá ser o futuro, carregada de otimismo e infunde-nos sentimentos de esperança.

Aconselhamos a ver a animação em ecrã completo, com a máxima resolução e preparem-se para sentir arrepios.

 

Share.

Leave A Reply